top of page

O Sumiço das Bergamotas - Maristela Scheuer Deves

ATENÇÃO! E se todas as bergamotas simplesmente desaparecessem? Seria cruel, não? A fruta mais querida do inverno gaúcho é o tema da nova obra da escritora e jornalista gaúcha Maristela Scheuer Deves.

Fotografia: Tatieli Sperry

 

SINOPSE "Rafael e André não conseguem acreditar: todas as bergamotas do pomar da tia Ana sumiram! Nos dias seguintes eles descobrem que o ladrão de frutas atacou também nas propriedades vizinhas. Com a ajuda dos amigos Saulo, Leandro e Alisson, os dois irmãos resolvem investigar este mistério. Quem estaria por trás do sumiço das bergamotas?"

Título: O Sumiço das Bergamotas Autora: Maristela Scheuer Deves Editora: Lorigraf Páginas: 112 Ano: 2018

 
Fotografia: Tatieli Sperry

SOBRE A AUTORA

Natural de Pirapó, na região das Missões, região Sul do Rio Grande do Sul, Maristela Scheuer Deves é escritora, jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Leitura e Produção Textual pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e atualmente cursa graduação em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Após diversas publicações em antologias, em 2010 lançou seu primeiro livro solo, o romance policial “A Culpa é dos Teus Pais” (editora AGE). No ano seguinte veio o livro de aventura e mistério infanto-juvenil “O Caso do Buraco” (AGE) - que apresenta os amigos Rafael, André, Saulo, Alisson e Leandro, os mesmos protagonistas de “O Sumiço das Bergamotas”. Para as crianças, escreveu “Os Deliciosos Biscoitos de Oma Guerta”(2013, Quatrilho) e “Uma Cidade Desassombrada” (2014, AGE).

 

Com desejo de escrever uma história com os mesmos personagens do seu livro anterior, “O Caso do Buraco”: Rafael, André, Saulo, Leandro e Alisson, a escritora usou de suas lembranças às visitas na casa da tia Ana (mesmo nome da tia do livro) que havia sempre bergamotas e laranjas no pomar.

Fotografia: Tatieli Sperry

No caso específico dos seus livros infanto-juvenis, como "O Sumiço das Bergamotas" e "O Caso do Buraco", suas influências literárias são séries de autores brasileiros dos anos 1980, como a série Inspetora, de Ganymédes José, e a inesquecível série Vagalume, em que publicaram autores como Marcos Rey, Luiz Galdino, Luis Puntel…

— Estou com várias histórias começadas e algumas prontas. O próximo a sair deverá ser um infantil, intitulado "O Baú dos Contos de Fadas" — comenta a também repórter de um dos mais famosos jornais da cidade.

Fotografia: Facebook

Maristela está com uma expectativa muito boa, onde já têm escolas interessadas em trabalhar com o livro. Ela torce para que os leitores apreciem seu mais novo mistério.

Um pouco suspeito em comentar sobre, já li a obra e super indico. Inclusive, ao adquirir meu exemplar, a vendedora comentou eu ser o primeiro a levar as bergamotas. Que privilégio! A leitura dos livros da Maristela flui. Você precisa saber o que vai acontecer no final. Você entra junto na história e ajuda a investigar — o tal sumiço das frutas, neste caso. Com um conhecimento amplo tanto sobre literatura quanto jornalismo, a autora da obra usa da curiosidade — elemento muito presente em crianças e jovens — fazendo o leitor se prender em desvendar mais essa investigação.

Fotografia: Tatieli Sperry

Fotografia: Gustavo Martins

O lançamento da obra "O Sumiço das Bergamotas" será no próximo sábado (05 de maio) das 10h às 13h na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr.Montaury, nº 570, em frente ao Colégio São José) em Caxias do Sul/RS. O preço de capa da obra é de R$ 25,00 e já está à venda no espaço que ocorrerá o lançamento e sessão de autógrafos.

E inclusive, a escritora participará da 21ª Festa da Bergamota e das Flores em São Sebastião do Caí, onde no dia 09 de Junho fará uma sessão de autógrafos e bate papo sobre o livro.

Destaque
Tags

© 2018 por Febre de Letras.

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
bottom of page